segunda-feira, 25 de agosto de 2025

SOBRE O “POEMA ÀS AVESSAS”

 


 

Recebi críticas quanto ao "Poema às avessas" e pessoas que gostaram muito e que normalmente não se manifestam.

Devo ficar preocupado?

Fazendo uma análise. Se quem diz que está ruim está certo, então pode ser que os que nunca se manifestaram e gostaram devem estar incentivando para não desistir ou decair.

Supondo que quem disse que está ruim, não aceitou a proposta do poema (A ideia era deixar confuso, para ter a sensação mais próximo do que é algo terminar assim do nada. Pode ser uma palavra que acaba com a conversa, um tiro que acaba com a vida, uma correção sem nenhum sentido.) então os que gostaram souberam apreciar e sentir toda essa esquisitice, confusão.

E ainda tem uma terceira opção que é a minha preferida. Dividida em duas partes. Primeira, impossível agradar a todos, sempre terá uma diversidade por perto. Segunda, para felicidade do escritor(a) todo poema é diferente para cada leitor e para muitos leitores é diferente a cada leitura.
Salve os altos e baixos da criatividade.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

SÓ PARA RELEMBRAR E PENSAR.

Cada vez mais as pessoas estão perdendo a noção do que aconteceu e que acontece. Quando os americanos taxaram os chineses no passado, soja, carcaça de boi e porco, para citar alguns, o Brasil se aproveitou da situação e virou o principal fornecedor chinês. 

Aí o americano viu que deu um tiro no pé e agora está querendo consertar o deles. As pessoas esquecem o que aconteceu ontem. E aí entra o que nos falta como nação, uma decisão de estadista e não uma pura e simples perpetuação de poder. 

Deveríamos ter aproveitado e investido em tecnologia para exploração de terras raras, fortalecer a pesquisa científica de verdade, não aquela que produz somente toneladas de papel impresso. Agora está aí o custo do negócio mal feito. 

Com os nossos vizinhos já está acontecendo a virada. Na Bolívia eleição presidencial acontecendo e a disputa de segundo ficou com dois candidatos da direita. 

Enfim, o problema é esse, se tanto direita, como esquerda, como liberais, como conservadores e outros não tiverem uma visão de longo prazo e só a tomada do poder no presente, ficaremos nessa ciranda de não evolução. Será ruim para nós e para toda a humanidade, porque hoje tudo está interconectado. 

Se bem que a Rússia está trabalhando e fazendo tudo para ter sua internet dentro do território russo desconectada do resto do planeta. Eles são bons nisso e estão adiantados, se conseguirem vai ser um isolamento de uma nação. E aí?

terça-feira, 5 de agosto de 2025

EM BREVE SERÃO

Sempre bom ter um lugar onde se pode ser livre, mesmo que jamais visto por ninguém, somente uma memória para quando não mais lembrar.
Escrevi...

Granizo no chão
Pérolas que rolam
Em breve serão
Água mole a banhar
Esperança que resiste
Na roseira esquecida no cantinho

Minha visão de granizo é de pérolas no chão. Sei que o granizo destrói, nosso telhado de casa que o diga. Penso que não resistirá numa próxima vez.

Vejo as pérolas escorrerem depois, água gelada que chega em cantos que não recebem uma gota de chuva, ou alguns granizo. Lá existe uma roseira. Teimosa que só e de tempos em tempos nascem lindos botões. 

Quando a roseira é banhada pela água que chega até lá tudo muda. Até parece que ela quer agradecer no mesmo instante. Ela resiste, tem esperança e fisicamente quando o granizo derrete ela fica feliz. O volume de água chega até suas raízes.

Enquanto isso e esperando que não tenha mais chuva de granizo, pego o regador e vou regar a roseira da minha esperança. De sempre buscar ser melhor hoje do que eu fui ontem. E só.