Tenho por prática estoica fazer alguma leitura e escrever algum comentário atualizado para o dia a dia atual. Porém, hoje resolvi fazer diferente. Escolho um citação pela manhã e durante o diante várias vezes volto para ler e pensar. Tem sido interessante.
Citação de hoje: "O fim pode ser definido como a vida de acordo com a natureza ou, em outras palavras, de acordo com nossa própria natureza humana, bem como a do universo." – Zenão de Cítio (Vidas e Opiniões de Eminentes Filósofos, de Diógenes Laércio).
Num primeiro momento pareceu fácil. Fui caminhando para a academia e pensando. Várias situações no trânsito colocando em risco a vida das pessoas. Seria essa a nossa natureza? Ser assim e pronto, acabou. De acordo com o universo, mais complicado. Um meteoro vem em direção a terra e pode acabar com tudo. Muito para pensar.
Horas depois, outras ideias. Viver de acordo com nossa própria natureza humana, bem como a do universo. O que seria? Penso nisso porque somos divididos o tempo todo entre isso e aquilo. Escolhas a todo momento. Isso é bem complexo e muitas coisas mudam de acordo com a cultura, a geografia do lugar, o arranjo social e outros.
E mais um tempo depois. Pode ser um viver resiliente. Nem se desesperar com a dor e o fim, e também não ficar eufórico em demasia nas situações boas. O uso da razão, nós criamos as regras, nós pensamos, nós depreendemos, nós sabemos que vamos morrer um dia. Então o outro deve poder ter a mesma condição de viver assim. Tudo o que está fora é sem controle, minha vontade, meu julgamento, minha atitude é que fazem a diferença.