Penso que a confusão tem objetivos bem claros para todo aquele que quiser ser superior aos outros sem merecê-lo. Afinal, quem não vence pelo uso da razão, da lógica e da argumentação recorre para as armas. No entanto estar armado fisicamente tem um custo muito alto, muito embora continuemos a ter guerras em terra, na água e no ar. Porém, existem outros meios mais sutis, eles procuram gerar a insegurança total a ponto de dominar as mentes pelo medo. Algo como, olha poderia estar pior, veja só a situação em outros locais do mundo. Isso fica parecendo como o aluno que chega com péssimas notas em casa e para se justificar diz que tem outros que foram pior que ele. Ora, ora, ser melhor do que os piores não vale nada. Importa sim procurar ser melhor do que ontem e claro, não melhor no gerar insegurança e confusão. É preciso ficar atento e sempre se perguntar para início de conversa. A confusão aconteceu, foi um caso a parte ou alguém se beneficia dela? Se alguém estiver se beneficiando, então é melhor não levar adiante. É preciso pensar mais sobre aquilo compartilhamos para não gerar mais confusão ainda. Devemos ser rigorosos na avaliação e assim não sermos aqueles que "inocentemente" também contribuem para aumentar a confusão.
Blog pessoal. As postagens não passaram por revisão, é a escrita livre e sincera do autor. Caso encontre algum erro de português, fico grato desde já se os apontar e farei a correção. A ideia básica é deixar fluir o pensar, não perder o processo, e ser aquilo que sou, fazendo uso da razão e vivendo de acordo com a natureza.
segunda-feira, 19 de maio de 2025
segunda-feira, 5 de maio de 2025
TODOS OS DIAS
Todos os dias, menos aos domingos, vou para a academia logo cedo. Gosto de acordar o dia com disposição e assim ter mais tempo para estar presente, fazendo parte do universo.
Em vários pontos encontro as mulheres fazendo limpeza das ruas. Uma na Cango, próximo do Morro do Cristo, outras na praça central e outras na avenida. Sempre que perto cumprimento e ainda dou um cartão poético de tempos em tempos.
No início elas olhavam com desconfiança, depois foram percebendo que sou um pouco diferente. Vamos pensar, como ficariam nossas ruas sem a dedicação delas? Seria um caos porque infelizmente a maioria ainda é do modelo consumir e descartar. Sem a mínima educação de levar seu lixo, seu resíduo, para o destino adequado.
Falando nisso, uma cena que se repete na rua. Para facilitar a coleta de lixo, o funcionário passa antes e agrupa os lixos de várias casas para maximizar o uso do caminhão coletor. Tem quem espera o agrupamento do lixo e aí vai lá e coloca tudo o que quer se desafazer. Outro dia o funcionário do caminhão não levou as garrafas de vidro. Afinal, existe o dia para coleta de recicláveis.
Tenho dificuldade para compreender um comportamento assim porque não é alguém sem formação, estudo, boa situação financeira. Reconheço que não compreendo.
domingo, 4 de maio de 2025
ACADEMIA BRASILEIRA DA PALHAÇARIA
Nada contra a arte da palhaçaria, muito pelo contrário, gosto de ir ao circo e apreciar como os palhaços e no último tinha uma palhaça, excelente na arte. Eles conseguem arrancar risadas com bom humor do público presente.
Se alguém faz um tipo de humor, claro que ele é arte e sempre terá público. É uma expressão livre e todos temos direito a ela nas suas mais variadas formas.
Numa brincadeira bem humorada o Tiririca passou a ser membro da Academia Brasileira de Letras.
Será que se fosse fundada uma Academia Brasileira da Palhaçaria nós da literatura seríamos aceitos? Pesquisei e não existe tal academia. A minha dúvida é justamente em relação aos objetivos de cada uma.
Se tudo ficar misturado no futuro, qual será a referência? A confusão seria tal qual entrar numa loja de ferragens para construção civil e querer comprar tecido para costurar uma blusa.
Enfim, vou torcer pela fundação da Academia Brasileira da Palhaçaria e isso não é uma piada, é sério.