segunda-feira, 5 de maio de 2025

TODOS OS DIAS

 Todos os dias, menos aos domingos, vou para a academia logo cedo. Gosto de acordar o dia com disposição e assim ter mais tempo para estar presente, fazendo parte do universo.

Em vários pontos encontro as mulheres fazendo limpeza das ruas. Uma na Cango, próximo do Morro do Cristo, outras na praça central e outras na avenida. Sempre que perto cumprimento e ainda dou um cartão poético de tempos em tempos.

No início elas olhavam com desconfiança, depois foram percebendo que sou um pouco diferente. Vamos pensar, como ficariam nossas ruas sem a dedicação delas? Seria um caos porque infelizmente a maioria ainda é do modelo consumir e descartar. Sem a mínima educação de levar seu lixo, seu resíduo, para o destino adequado.

Falando nisso, uma cena que se repete na rua. Para facilitar a coleta de lixo, o funcionário passa antes e agrupa os lixos de várias casas para maximizar o uso do caminhão coletor.  Tem quem espera o agrupamento do lixo e aí vai lá e coloca tudo o que quer se desafazer. Outro dia o funcionário do caminhão não levou as garrafas de vidro. Afinal, existe o dia para coleta de recicláveis.

Tenho dificuldade para compreender um comportamento assim porque não é alguém sem formação, estudo, boa situação financeira. Reconheço que não compreendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário