Penso que estamos em tempos difíceis e já tivemos vários no passado. No entanto aprendemos pouco. Li um livro, “Armas, germes e aço”, sobre a sucessão das sociedades e de quais são as forças envolvidas. Algo mais ou menos relido na mente agora. O que tem mais armas vence, o que tem mais resistência a doença vence e o mais avançado em tecnologias vence.
Isto é, não temos ideia de tudo o que já não deu certo na caminhada da humanidade. No entanto se estou aqui e agora é porque lá atrás alguém lutou, resistiu a doenças e evoluiu tecnologicamente. Por outro lado, as pessoas esquecem de tudo isso.
Claro, meu pensamento particular é de que a humanidade se cooperasse no todo iria mais longe. E fico agora pensando: como seria a decisão, mesmo sendo cooperativa, se isso ou aquilo? Teríamos forças de poder novamente. Ainda bem que muitas das evoluções científicas e com boas explicações chegaram até nossos dias. Onde está a conexão? Aquilo que nos liga e permite evoluir como espécie humana? Estaria nas novas tecnologias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário